Uai...

Posted on 13:35


Deu no Correio Brasiliense em Agosto de 2009:

Juscelino Kubitchek, o saudosíssimo Presidente Bossa Nova, mandou pesquisar a origem do termo uai. "Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Es­tado de Minas Gerais, o odontólogo Dr. Sílvio Carneiro e a professora Dorália Galesso encontraram uma explicação provavelmente confiável. Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portu­guesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os compa­nheiros com as três batidas clássicas da Ma­çonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: quem é? E os de fora respondiam: UAI - as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa se­nha a porta seria aberta aos visitantes. Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorpora­ram ao vocabulário quotidiano, quase tão indispensável como tutu e trem."

Dizem também que uai é uma corruptela de why -por quê -, que os ingleses das minas de ferro e das ferrovias usavam quando não compreendiam o povo daqui. Nós mineiros? Traduzimos por uai.

No Aurélio está assim: Interjeição Brasileira e Provincialismo português. Exprime surpresa, espanto, ou terror. Donde se descobre que uai é p'rtuguêis di P'rtugál, ó pá! Só que a gente não quer nem saber: - "Uai, sô! Uai é uai, uai..."

...
A belíssima imagem de Béuzõntch nu mêi das cúrva da Serra do Curral veio do blog: http://www.tripadvisor.com/ShowUserReviews-g303374-d1443424-r30542823-Parque_das_Mangabeiras-Belo_Horizonte_State_of_Minas_Gerais.html

0 Response to "Uai..."

Postar um comentário