Nariz

Posted on 06:06


Poucos lugares no mapa-mundi são tão característicos quanto Minas Gerais. E a característica mais marcante está na cara. É fabulosa; sensorial paisagem: trata-se do antigo Sertão da Farinha Podre, local habitado, em priscas eras, pelos ferozes índios Caiapós.

O lugar, Mesopotâmia sertaneja, veio a se tornar motivo de embates jurídicos por conta de não se saber direito o quê pertencia a quem. Tornou-se um Julgado, o do Desemboque. Que, junto com o de Araxá, fez parte da Comarca de Paracatu do Príncipe, território vastíssimo no sertãozão que há por aquelas bandas. Depois redividiu-se tudo. E foram denominados Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

Triângulo? Veja no mapa, ! É um triângulo, deveras! Um belíssimo nasal, de dar inveja no pequeno-grande menestrel do caju, Juca Chaves.

E aquela terra ótima para plantações se tornou um grande celeiro.  E também é área, por excelência, do gado zebu, do milho e do comércio. Por lá existem grandes e belas cidades. Conhece alguma? Não? Pôizintão, vêja: Uberaba, com sua imponente feira de pecuária. Uberlândia, a segunda maior cidade do interior brasileiro. E Araguari. E Frutal, e Iturama, e Ituiutaba, que a gente diz Tuiutába, bem lá no Pontal.
...

- Cê vái na fêra di gádd?
- Vô. Vãm?
- M'bóra. Vô levá um gadim mêu prá'ispuzição.
- É? Quãntas rêz?
- U'mas cem, só...
...

1 Response to "Nariz"

Admin Says:

Qui Minas'égrandiosa, álá isso'é i ninguémpód'negá.

Qui'Min'gerais é um celêro'di'gent'talentosa

in'tud'quant'é'móda, tamén...

Pód'numtê "marzãobêsta", mais tem terrabôa,

"...in'qui'siplantann, quaz'tud'dá."

Tem môçabunit'ipôv'ditalentt!

Agóra, diz'pur'aí'qui pulíticobão'tácabann.

Mas'indasálva bem'uma' mêiadúzia...

Minaspudia inté viráumpaís...

Inté!

Postar um comentário