Minas e o mar

Posted on 05:13


Que Minas não tem mar é fato geográfico. Basta olhar no mapa: não tem mar e pronto. Tem montanhas. Um monte delas.  E nós adoramos aquela sensação hipnótica de subí-las e perder o fôlego na "rampagem", só para contemplar distâncias enevoadas. Aquelas nuvens todas, beirando morros, nos fazem sentir a proximidade do mar. Ansiamos o mar.

"Mesmo que eu mande em garrafas mensagens por todo o mar...", já diziam João Bosco e Aldir Blanc na maravilhosa música Corsário.

Mineiro adora mar, adora amar; nossos jogos de palavras. E quando vê o mar não se cansa de admirá-lo. Acho que isso vem dos antepassados portugueses, que colonizaram esta terra. Uma porção de Almeidas, Figueiredos, Oliveiras, Mendes, Rodrigues, Lopes, Campos, Farias. Todos portugueses. Com o mar nas veias. E que nos deram expressões que usamos, o tempo todo, pensando em mar. Quer ler uma? Taí:
...
Avênaví’ – expressão histórica portuguesa que ancorou no Gerais que, apesar de não ter mar, tem saudades de mar. É que o rei de Portugal Dom Sebastião morreu na famosa batalha de Alcácer-Quibir , em 1578. Só que nunca encontraram o corpo. Desde então o pessoal esperava no Alto de Santa Catarina que alguma nau adentrasse o Tejo trazendo o monarca. Como não chegou, o povo ficou lá a ver navios. Em 1580 Portugal foi anexado à Espanha (até 1640), justamente por conta dessa crise sucessória, ocasionada pela morte do rei.
(Pipocas p. 46).
...
A bela fotografia veio do blog:
...
A letra completa de Corsário? Veja aqui:
http://letras.terra.com.br/joao-bosco/46512/

1 Response to "Minas e o mar"

Admin Says:

Foto belíssima para combinar com o belo texto!

Realmente, temos belas serras e vales majestosos,

"de encher as vistas". Mas, mineiro que é minêro,

que fala uai, todo ano vai pro litoral, num cansa

di vê e dizê: Êta marzão bêsta, sõ!!!!

E o trem? É um trembãodimais daconta!

Quiviajjgostózza!!!

"Cafécumpãomantêganãocafécumpãomantêganão...."

Postar um comentário