Ê, trem!

Posted on 07:32


Trem. Coisa de mineiro, que é tudo gentchfina. Exceto os salafrários, mas esses existem por toda parte. Por serem gente fina, tomo uma tela, um poema e um texto alheios para dizer algo sobre trem, que me foi pedido explicar.

Trem? Pois trem é palavra mineira típica, abiscoitada aos ingleses - das ferrovias e minas - que passaram por aqui. Trem? São as quiçácias das pessoas. As coisas. Mas é muito mais do que isso. Trem é poesia em movimento:
...
"Todo mineiro tem um trem de ferro apitando nas veias, uma montanha brilhando nos olhos e uma banda tocando nos ouvidos." (Jorge Fernando dos Santos)
Quer conhecer o poeta? Visite o site dele: http://tremdemineiro.blogspot.com/2009/12/ano-novo-vida-nova.html
...
"(...) desconfio que "trem", para o mineiro, é tudo menos uma "série de carros e vagões engatados entre si e movidos por uma locomotiva" (Houassis). Basicamente o "trem" mineiro é uma junção gramatico-cultural da "coisa" com o "troço" e o "algo". Pode ser positivo "Trem bom, uai", negativo "Ô trem lascado da peste" ou contemplativo: "É, trem..." É possível inseri-lo em qualquer proposição sem o risco de sub-entendidos, pois o "trem" mineiro é um conceito tão amplo, tão metafísico, que supera qualquer contradição que porventura esteja na frase. Se os alemães inventaram Zeitgeist para expressar o espírito do tempo, a mentalidade de uma época, a consciência histórica das gerações que se sucedem, os mineiros nos legaram o "trem", essa fortaleza conceitual que não quer dizer nada. Ou, bem ao estilo diplomático da terra: "Não sou contra nem a favor, muito pelo contrário."  (André Catuaba) 
in: http://www.overmundo.com.br/perfis/andrecatuaba
...
Viu? Num é mêzz'um'a bêlêzura? Ô trem bão! Purquê? "Trem é bom porque permite prosa" (Pipocas, p.493)
...
A belíssima locomotiva a vapor, a "Maria Fumaça" é arte do pintor João Barcelos. Visite o site dele: http://www.joaobarcelos.com.br/pg_inicial.htm

0 Response to "Ê, trem!"

Postar um comentário