Pêta

Posted on 05:52


Pêta? É lorota, trapaça, mentira, impostura, fraude. Peta mesmo, sem acento circunflexo. Só no Gerais é que acentuamos as palavras, marcando bem o que estamos dizendo. Besteiras nossas, "dicionarísticas"...

U Dia da Pêta? Dizem que começou na França. É  que o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março - data da chegada da primavera por aquelas bandas francesas e setentrionais -, desde os começos do século XVI. A festança durava uma semana e terminava no dia 1º de abril.

Aí...

Aí resolveram adotar o calendário gregoriano. Corria o ano de 1564 e o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Práquê? Francês é um bicho tradicional dimáis da cõnta, sô! Di módus qui muitos franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, dando a maior banana para o ano que começaria no dia 1º de abril.  Alguns gozadores passaram então a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam, ridicularizando os tradicionalistas. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

E, como acontece com uma porção de besteiras, a coisa "pegou". Desde aquele tempo, no mundo inteiro, há sempre notícias inverídicas nesta data. Uma data bem popular, não é mesmo?

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um jornalzinho lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro II, o que foi logo desmentido (Dom Pedro morreria no exílio em 1891). "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente. Ói qui trem!

...

A fonte informativa foi a Wikipedia, que todo mundo deveria acessar. E depois conferir em outros lugares, para ver se estão escrevendo besteira por lá. Em geral, não estão.

Pinóquio? Cada vez que contava uma mentira, o nariz crescia... Valdisnêi (Walt Disney) criou Pinóquio a partir de um conto do italiano Carlo Collodi, e foi o segundo longa metragem produzido em seus estúdios.

1 Response to "Pêta"

Licia Says:

Tudo tem fundamento: Dia da Mentira também tem.Jornal / Dom Pedro II". Quanto ao Pinóquio, ele é um fofo, mas mente demaisssssss. rsrsrsrs

Postar um comentário